Castlevania: Aria of Sorrow
Detalhes:
Castlevania: Aria of Sorrow (em japonês: キャッスルヴァニア ~暁月の円舞曲~, Kyassuruvania ~Akatsuki no Menuetto~?) é um jogo eletrônico de ação e aventura desenvolvido e publicado pela Konami para o Game Boy Advance. Ele faz parte da série Castlevania e é o terceiro título lançado para o console portátil.O jogo foi lançado para os Estados Unidos em 6 de maio de 2003 e para o Japão no dia 8 de maio do mesmo ano. Apesar do seu número de vendas no Japão ter sido pequeno, totalizando em aproximadamente 27.000 unidades após quase um mês de lançamento, ele foi um sucesso comercial nos Estados Unidos, contando com mais de 158.000 unidades vendidas após três meses de venda.
Sua história se passa no universo fictício da série Castlevania, onde é retratada a luta entre os caçadores de vampiro do clã Belmont e o lorde vampiro Dracula. A época em que o jogo se ambienta é no ano 2035, onde o Conde Dracula estava morto, tendo seus poderes herdados pela sua reencarnação. A história se foca nas aventuras de Soma Cruz, um estudante que recebe estranhos poderes devido à morte do Dracula, e a sua batalha contra aqueles que querem adquirir tais poderes.
Aria of Sorrow possui vários elementos comuns de outros jogos da série, incluindo Castlevania: Harmony of Dissonance, que estava em desenvolvimento na mesma época que o Aria of Sorrow. Ele incorpora a combinação de elementos de jogos de plataforma e RPG que foram inicialmente usados no best-selling Castlevania: Symphony of the Night.Ele também introduz várias novidades à série, como o sistema "Tactical Soul" e uma história cuja época é futurística, em contraste à da história dos vários outros jogos Castlevania. Aria of Sorrow recebeu vários elogios de diversas publicações de videogame, com muitas considerando-o um dos melhores jogos de Castlevania desde Symphony of the Night.
A Konami lançou uma seqüência de Aria of Sorrow, titulada como Castlevania: Dawn of Sorrow, no dia 25 de agosto de 2005 para o Japão.Este incorporou vários elementos de seu antecessor, incluindo o sistema de "Tactical Soul".O Aria of Sorrow também foi relançado como parte do "Konami the Best" da Konami, em 3 de novembro do mesmo ano, no Japão, e também como parte de um pacote junto com o Harmony of Dissonance, intitulado Castlevania Double Pack, para os EUA em 11 de janeiro de 2006.
História:
O castelo do Conde Dracula se encontra num eclispe solar.A história começa no ano de 2035 quando Soma Cruz está visitando o Japão como um estudante transferido e vivendo perto do santuário Hakuba. Durante um eclipse solar, ele visita o santuário Hakuba com sua amiga de infância, Mina Hakuba.Ele e Mina são então jogados dentro do eclipse, caindo na frente de um misterioso castelo onde eles encontram Genya Arikado. Arikado revela que aquele era o castelo do Conde Dracula.Depois de um grupo de monstros aparecer e todos serem mortos por Arikado, a alma de um deles é absorvida por Soma. Arikado descreve aquilo como o "poder de domínio", poder pertencente a Soma que, naquele momento, estava "despertando".Arikado então diz a Soma para entrar no castelo e procurar pela sala do trono, que assim entenderá o que ele quis dizer.
Ao longo do progresso de Soma no castelo, ele se encontra com vários personagens diferentes, cada um apresentando um papel na profecia relacionada aos poderes do Dracula. Graham Jones, um missionário que foi ao castelo, torna-se amigo de Soma. Graham explica a ele sobre a natureza do local e diz que o Dracula, sempre conhecido como imortal, estava realmente morto e que seus poderes iam ser passados para sua reencarnação.Quando Soma vai mais além no castelo, ele se encontra com a bruxa Yoko Belnades, que lá está presente sob ordens da Igreja Católica. Yoko está à procura de Graham pois acredita que ele seja perigoso e o herdeiro dos poderes do Conde.Ela esclarece a natureza dos poderes de Soma, revelando que eles não eram necessariamente maléficos e sim que eram pertencentes a ele próprio.Mais tarde, Soma conhece Hammer, um soldado do Exército dos Estados Unidos ordenado a ir ao santuário Hakuba. Contudo, ele desistiu de sua missão para vender itens úteis.[nota 13] Assim, ele se torna o vendedor para Soma, vendendo várias armas, itens e equipamentos para ajudá-lo em sua aventura, tornando-se a "loja virtual" do jogo. Um homem misterioso então aborda Soma, perguntando sobre a natureza do poder negro dele. Durante a conversa deles, o homem lhe revela que sofria de amnésia e que a única coisa de que conseguia se lembrar era que o seu nome começava com "J", passando a ser chamado assim até certo ponto do jogo.
Soma se encontra novamente com Graham e o questiona sobre as suspeitas de Yoko. Graham admite que ele receberá os poderes do Dracula já que ele é a sua reencarnação.Ele então faz uma pergunta sobre os poderes de Soma, a qual este último responde que possui o "poder de domínio", o que leva Graham ao pânico.Preocupado, Soma conta este incidente a Yoko, que recomenda que ele se junte a ela para impedir que Graham consiga adquirir os poderes do Conde.Mais à frente, Soma assiste à cena de Yoko sendo apunhalada por Graham com uma faca, este então fugindo logo após. Yoko avisa a Soma do aumento de poder de Graham,quando então Arikado chega ao local. Este, por sua vez, promete a Soma que irá cuidar da ferida e lhe diz para perseguir Graham.No caminho, Soma encontra-se com "J" novamente, que diz que parte de sua memória voltou e que seu nome é Julius Belmont, o homem que derrotou o Dracula em 1999.Quando ele vai embora, Julius fala que sabe de algo sobre aquela situação ocorrente, mas, contudo, não revela nada a Soma.
Uma das últimas batalhas ocorreu em uma torre de menagem.Soma consegue chegar à torre de menagem do castelo e enfrenta Graham na sala do trono. Apesar de o único desejo de Soma ser deixar o local, Graham se mostra convencido de que ele deverá ser morto por usar as almas dos demônios do lugar. Após grandes esforços, Soma sai vitorioso na batalha, mesmo depois de seu oponente ter usado de seus poderes recém-encontrados para assumir uma forma demoníaca.
Personagens:
O protagonista de Aria of Sorrow é Soma Cruz, um estudante transferido do Japão que possui o "poder do domínio", que o permite absorver as almas dos monstros e usá-las como suas habilidades. Ele é inicialmente acompanhado por sua amiga de infância, Mina Hakuba, a filha única do sacerdote-guardião do santuário Hakuba. Ao longo do jogo, Soma vai conhecendo personagens adicionais que o ajudam em sua aventura: Genya Arikado, um agente enigmático do governo e o disfarce de Alucard (personagem principal de Castlevania: Symphony of the Night, para PSX), o filho do Conde Dracula;Yoko Belnades, uma bruxa e membro do clã Belnades;J, um homem com amnésia que foi levado ao castelo do Dracula; e Hammer, um soldado do Exército dos Estados Unidos da América ordenado a investigar os eventos ocorridos no castelo. Graham Jones, um missionário que acredita que é a reencarnação do Conde, participa como o antagonista do jogo.
Os personagens foram desenhados por Ayami Kojima, que antes já trabalhou em outros personagens da série Castlevania, como em Castlevania: Symphony of the Night e Castlevania: Harmony of Dissonance. Devido ao fato do jogo se passar no futuro, os designs de Kojima são notavelmente contemporâneos, utilizando de roupas modernas, em contraste aos trajes medievais que personagens dos jogos anteriores usam.
Época:
O local em que AoS se passa é no universo fictício da série Castlevania, no ano de 2035. A premissa da série é o conflito entre os caçadores de vampiros do clã Belmont e o vampiro imortal Dracula. No ano de 1999 (36 anos antes do começo de Aria of Sorrow) o Dracula foi derrotado pelo clã Belmont e seus poderes foram selados num eclipse solar.Um momento após a morte do Dracula, uma profecia foi feita: a reencarnação do Dracula iria ao castelo no ano de 2035 e herdaria todos os seus poderes.Esta profecia age como o principal motivo para que os personagens secundários estejam presentes no local.O jogo é ambientado no castelo do Dracula, o lugar mais comum da série.
Endings (finais):
Existem três endings: o bad (mal, "falso"), onde o jogo acaba no ponto em que Graham é derrotado; o good (bom, "verdadeiro"), onde depois da derrota do mesmo, ainda existe mais a ser explorado pelo jogador, e então o Chaos é derrotado; e um segundo bad, onde o Chaos não é derrotado e Soma torna-se o Dracula por completo. A única diferença que define qual dos endings good ou o primeiro bad será mostrado é o uso de três certas almas antes e durante a luta contra Graham, que, aparentemente, capacitam a Soma de absorver os poderes de seu oponente após o combate.
- Bad ending: O poder que Graham absorveu do lugar deixa o seu corpo e Soma ordena que o castelo leve a todos de volta às suas origens.Com isso, Soma, Mina e Arikado saem do castelo juntos para o santuário Hakuba, enquanto que, ao fundo, o eclipse acaba. Quando Soma pergunta sobre o castelo, Arikado explica que ele está aprisionado no eclipse e que ficará esperando que a próxima reencarnação do Dracula nasça, e o novo mestre vá até lá para comandá-lo. Arikado conclui dizendo que não sabe quando isto virá a acontecer.
- Good ending: Quando Graham sucumbe à derrota, Soma absorve os seus poderes e chega à conclusão de que ele é a real reencarnação do Dracula.Arikado chega e informa Soma de uma maneira de salvar a si mesmo, que é cortando o fluxo do caos no castelo.Soma então segue à Chaotic Realm ("Realidade Caótica") mas Julius o enfrenta, acreditando que Soma é o Dracula por completo.Julius o deixa derrotá-lo pois ele sentiu que a alma de Soma estava lutando contra a influência do Conde dentro de seu corpo.Antes de partir, Soma obriga Julius a prometer que ele o mate se ele se tornar o Dracula por completo.Soma percorre a Chaotic Realm e finalmente encontra a fonte do caos. Ele então trava uma batalha contra a manifestação de Chaos que possui duas formas de batalha.
- Good: Soma consegue derrotar o Chaos e é parabenizado por Yoko, Hammer, Julius e Arikado. Após isso, ele acorda fora do castelo ao lado de Mina, feliz com o fato de o conflito ter chegado ao fim.
- Bad: Soma perde a batalha contra Chaos e o espírito do Dracula o toma por completo. Mais tarde, ele se encontra sentado no trono do Dracula com uma taça de vinho na mão quando Julius lhe aparece para cumprir a promessa antes feita. Seguindo a mais uma tradição da série Castlevania, Soma bebe o líquido da taça, a joga no chão dramaticamente e eles começam uma batalha.
Jogabilidade:
Aria of Sorrow possui um estilo de jogo de "rolagem de tela" onde o jogador controla o personagem sob uma perspectiva de terceira pessoa para interagir com pessoas, objetos e inimigos. Semelhante a títulos anteriores da série e à maioria dos jogos de RPG, o personagem sobe de nível a cada vez que ele alcança um número definido de pontos de experiência, que é aumentado ao derrotar inimigos; cada "nível" ganho aumenta um pouco as estatísticas do personagem, assim melhorando o seu desempenho durante batalhas.Exemplos de estatísticas incluem hit points, o quanto de dano o personagem pode receber; magic points ("pontos de magia"), que determina quantas vezes o personagem pode usar de ataques mágicos; força, o poder de seus ataques físicos; e inteligência, o poder de suas magias.Quando se encontrando com um inimigo, o jogador pode utilizar de uma variedade de armas para atacar e derrotá-lo. Apesar da história do jogo se passar em 2035, as armas disponíveis são muito medievais, o que incluem espadas, machados e lanças, além de também uma pistola. Estas armas diferem em nível de dano, alcance da arma e velocidade no uso. Itens e outros acessórios podem ser adquiridos ao derrotar inimigos ou através da compra (só é disponível após certo ponto no jogo).
Semelhante a outros jogos da série, Aria of Sorrow se ambienta no castelo do Dracula, que é profundamente subdividido em variadas e diferentes áreas por onde o jogador passa. Estas áreas possuem elementos diferentes, o que inclui inimigos distintos, características do terreno e do fundo variantes, além de possuírem uma música tema própria para cada. Como acontece em boa parte dos jogos de plataforma, o progresso entre tais áreas é limitado pelas habilidades que o personagem possui ao longo do jogo. Enquanto que o método no qual se procede pelas áreas é inicialmente linear, as opções do jogador tornam-se mais diversas quando o número de habilidades adquiridas pelo personagem aumenta, sendo este mais um contraste em relação a outros títulos da série.
Tactical Soul:
Almas Bullet, Guardian e Enchant; ataque, defesa e status, respectivamente.Aria of Sorrow possui um novo sistema de combate e habilidade introduzida à série Castlevania, chamado sistema Tactical Soul. Tal sistema consiste na absorção das almas dos oponentes com o objetivo de ganhar habilidades adicionais.Com exceção de inimigos humanos e dos chefes finais, todas as almas podem ser absorvidas pelo personagem.A taxa de obtenção das almas dos inimigos varia entre eles.Adicionalmente, dois jogadores podem trocar almas entre si usando dois cartuchos e dois consoles de Game Boy Advance com um cabo de conexão.
As almas trazem uma variedade de efeitos, sendo separadas em quatro categorias: Bullet (bala; de ataque), Guardian (guardião; defesa), Enchant (encantamento; status) e Ability (almas de habilidade). O jogador pode equipar somente um tipo de alma Bullet, Guardian e Enchant de uma vez. Almas Bullet (cor vermelha) dão ao jogador a capacidade de consumir uma porção definida de pontos de magia para usar uma habilidade de ataque, geralmente em forma de projétil. Almas Guardian (cor azul) dão efeitos contínuos, o que incluem transformar-se em criaturas místicas e invocar familiars, drenando continuamente pontos de magia assim que ativados. Almas Enchant (cor amarela) ficam continuamente ativas quando equipadas e proporcionam aumentos nas estatísticas ou outras habilidades inatas, como a habilidade de andar sobre a água. Almas Ability (cor cinza) dão ao jogador habilidades inatas mais importantes, que são frequentemente necessitadas para atravessar certas áreas do castelo.Pelo fato destas últimas estarem permanentemente ativas, elas não precisam ser equipadas/ativadas e nem consomem pontos de magia, podendo ser desativadas através do menu durante o jogo.
Modos adicionais:
AoS possui modos adicionais de jogo que não são acessíveis na primeira vez em que ele é jogado, assim sendo, só quando ele é finalizado com o good ending (final bom). A opção "New Game +" dá ao jogador, que já completou o jogo, a oportunidade de jogá-lo novamente com todos os equipamentos, itens e almas que ele adquiriu da primeira vez.Conseqüentemente, não é possível escolher o "Hard Mode" ("Modo Difícil"), que oferece a mesma jogabilidade num nível de dificuldade maior.Dois outros modos, disponíveis após o término do jogo, seja com o bad ou good ending, oferecem alternativas à jogabilidade normal: "Boss Rush Mode", um modo baseado em time attack onde são enfrentados todos os chefes do jogo em seqüência; e o Julius Mode, onde o jogador controla o personagem do clã Belmont que participa de AoS, Julius Belmont. Julius utiliza a Vampire Killer (um chicote que é usado pelos Belmonts) e de armas secundárias (mais conhecidas como sub-weapons), que incluem um bumerangue, machados, facas, água benta e um tipo de invocação de poder azul em forma de cruz, além de uma técnica evasiva de teletransporte de curto alcance.Ao se finalizar o jogo com Julius (que equivale ao primeiro bad ending no modo normal, com Soma), Graham é simplesmente derrotado e nenhuma cena adicional é mostrada.
Seqüência e re-lançamento:
Devido ao sucesso de Castlevania: Aria of Sorrow, a produção de Castlevania: Dawn of Sorrow, uma rara seqüência direta na série de Castlevania, foi anunciada em 6 de janeiro de 2005. Numa entrevista, Koji Igarashi deu nota que ele sentiu que o sistema de Tactical Soul usado em Aria of Sorrow, como também a história de Soma Cruz, iriam ser desperdiçados se fossem usados em um único jogo. Isto contribuiu com o seu desejo de criar uma seqüência para AoS. Com isso, o sistema de Tactical Soul foi re-introduzido em Dawn of Sorrow, com vários novos elementos, como o design de estilo anime dos personagens, já que Ayami Kojima não fez parte do time de produção de DoS.
Além disso, Aria of Sorrow foi relançado em ambos Japão e Estados Unidos: em 3 de novembro de 2005, Aria of Sorrow foi relançado como parte do "Konami the Best" da Konami no Japão;enquanto que nos Estados Unidos foi relançado junto com o Harmony of Dissonance, num pacote chamado "Castlevania: Double Pack", em 11 de janeiro de 2006.
Informações:
Produtores: Koji Igarashi • Michiru Yamane • Ayami Kojima
Plataforma: Game Boy Advance.
Data de lançamento:
6 de maio, 2003 América do Norte
8 de maio, 2003 Japão
9 de maio, 2003 Europa
Gêneros: Aventura / Ação
Modos de jogo: Single player.
Mídia: Cartucho de 64-megabits.
Downloads:
Rom do jogo: Clique Aqui. clique em "Download"
Emulador Compatível: Clique Aqui. e baixe normalmente.
Postado por Thiago Rounin
Fonte: Wikipédia